segunda-feira, 5 de setembro de 2011
O Homem que conhecia os caminhos de DEUS
Moisés. Ele era um homem que conhecia os caminhos de DEUS. Êxodo 31:11 diz:"Falava o Senhor a Moisés, face a face, como qualquer fala a seu amigo". O véu foi retirado do rosto de Moisés porque ele temia a DEUS. Portanto, ele podia falar com DEUS em um nível de intimidade. O resultado foi:
Manifestou os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Salmos 103:7
Por Israel não temer a DEUS, foi-lhes negada a intimidade com Ele. Os Seus caminhos e os segredos da Sua Aliança não foram revelados aos israelitas.Os Israelitas não eram participantes do por que da aliança de DEUS. Eles não entendiam os motivos e as intenções de DEUS e os desejos do Seu coração.
Israel só percebia o caráter de DEUS na medida em que ele era demostrado no mundo natural. Eles muitas vezes entendial mal os métodos de DEUS, e quando não conseguiam exatamente o que queriam, interpretavam que DEUS "tirava" ou "retinha" as coisas. É impossivel conhecer DEUS simplesmente observando o q ELE faz no mundo natural. Seria como conhecer uma celebridade somente a partir das resportagens da mídia. DEUS é Espírito, e os seus caminhos estão ocultos à sabedoria deste mundo natural(Jo 4:24; 1 Co 2:6-8). DEUS só levará áqueles que o temem. Os filhos de Israel não viram a sabedoria ou o conhecimento por traz de tudo que DEUS estava fazendo, Assim, eles estavam sempre em desompasso com ELE.
O Temor do Senhor é conhecer os caminhos de DEUS
Moisés sabia com que frequência por que DEUS fazia as coisas que fazia. A Bíblia descreve esta pretenção como entendimento. Na verdade, Moisés muitas vezes sabia o que DEUS ia fazer entes mesmo que ELE o fizesse, pois DEUS o revelava a Moisés antecipadamente. A Bíblia chama isto de sabedoria. O Salmista Diz:
O termor do Senhor é o principio da sabedoria; revelam prudência todos os que praticam. Salmos 111:10
Temer da DEUS é obedecer a ELE, mesmo quando parece que isto não será vantajoso para nós. Quando entendemos, ELE nos chama de amigos e revela o porquê, ou as intenções e desejos do Seu coração. Chegamos a conhece-lo não pelos Seus atos, mas lelos Seus caminhos. Leia com atenção as palavras de Jesus a seus dicípulos na Última Ceia, depois da partida de Judas:
Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai tenho vos dado a conhecer. João 15:14-15
Ouvi este vercículo ser citado como uma promessa de amizade com o Senhor. Mas existe uma condição muito específica sobre este tipo de amizade. A condição é:
...se fazeis o que vos mando. João 15:14
O negocio é obedecer em temor...
Assinar:
Postagens (Atom)